Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

sábado, novembro 05, 2005

Visitas na nossa terra: o Mosteiro dos Jerónimos.


Na semana que termina aproveitei o feriado para, acompanhado por familiares, visitar uma das jóias do património de Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos classificado como "Património Cultural de toda a Humanidade” pela UNESCO em 1984.

Por vezes, visitamos e conhecemos em pormenor cidades e museos no estrangeiro, esquecendo muito do que temos intra-muros.

Sendo feriado religioso e, um dia especialmente evocativo dos 250 anos passados sobre o grande terramoto, iniciámos a visita pela igreja onde D. Manuel I e os seus descendentes estão sepultados em túmulos de mármore e, descansam ainda Vasco da Gama e Luís de Camões

Em seguida percorremos os claustros do espaço conventual, recordando que debaixo das belas arcadas já houve tempos de necessidade em que sobre as lajes frias, ficaram as camaratas do colégio dos alunos da Casa Pia de Lisboa (instituição de solidariedade social destinada especialmente ao apoio a crianças), que aqui permaneceram até cerca de 1940.

Junto aos claustros descobrimos um belíssimo salão vazio, o antigo refeitório dos monges, completamente desaproveitada, assim como os vastos espaços sob a arcaria manuelina.

Se neste país cada instituição não cuidasse apenas do seu umbigo e da sua quinta, o vizinho Museu de Arqueologia poderia apresentar nestes espaços parte do seu acervo e a vizinha Casa Pia não faria “finca-pé” na devolução ao Mosteiro dos Jerónimos dos quadros a óleo representando os Reis de Portugal, que se encontravam na antiga Sala dos Reis demolida numa intervenção arquitectónica no século XIX.

Clique aqui para saber mais.

Sem comentários:

Contador