Visitei a exposição À Luz de Einstein [1905-2005] põe em evidência alguns aspectos dos importantes progressos científicos dos últimos cem anos.
É de especial importância a ruptura o ano “mirabilis” de 1905 em que, Einstein desenvolveu a teoria do efeito fotoeléctrico, dando vida ao conceito de fotão como partícula de luz, a teoria do movimento browniano, que permitiu provar a existência real de átomos, e a teoria da relatividade restrita, que alterou profundamente as concepções de espaço e de tempo e demonstrou a equivalência entre massa e energia, expressa na mais famosa fórmula da física, E=mc2.
A exposição dá-nos a conhecer o Homem, para além do cientista, que recusou ser Presidente do estado de Israel em 1952, depois de ter renunciado a cidadania alemã durante a ditadura nazi. O Homem que declarou: A imaginação é mais importante que o conhecimento porque o conhecimento é limitado.
À Luz de Einstein [1905-2005]
Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Gulbenkian
4 de Outubro a 15 de Janeiro de 2005
Terça-feira a domingo: 10h00-18h00
Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.
sábado, novembro 05, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário