Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

terça-feira, novembro 08, 2005

Incentive-os a ir a pé para a escola.


Investigadores da Universidade de Edimburgo, Escócia, realizaram um estudo entre a população escolar juvenil com o objectivo de analisar se a forma como os adolescentes se deslocam para a escola influencia, de alguma maneira, o seu nível de actividade física.

Os resultados da investigação foram publicados na revista “British Medical Journal” e divulgadas na edição online do jornal espanhol “El Mundo”.

Para avaliar a quantidade de exercício neste grupo, os investigadores colocaram um instrumento para medir o movimento vertical em 92 alunos de 13-14 anos, que frequentavam quatro escolas da área de Edimburgo.

Os jovens andaram com o dispositivo durante todo o dia e registaram a forma como habitualmente se deslocavam para a escola.

Os alunos foram divididos em três grupos: os que se deslocavam de carro, autocarro ou comboio; os que iam e regressavam a pé; e os que só faziam um dos trajectos a caminhar. Depois de analisar os dados, os cientistas observaram que os adolescentes que faziam o caminho de ida e volta a pé foram os que acumularam mais minutos de actividade física moderada ou vigorosa ao longo do dia, seguidos pelos que só caminharam num dos trajectos.

O nível de exercício moderado ou forte fora das horas escolares foi significativamente maior entre os alunos que faziam todo o itinerário a caminhar. Os 87% de estudantes que utilizaram o carro, o autocarro ou o comboio acumularam uma média de 60 ou mais minutos de actividade física moderada, em comparação com os 90% dos jovens que fizeram um dos trajectos a pé e os 100% dos alunos que caminharam na ida para o colégio e no regresso.

Resultados semelhantes observaram-se nos miúdos com 10 anos, embora entre os mais pequenos, os de cinco anos, a forma como iam para o colégio não afectou significativamente o seu nível de exercício.

As razões que justificam o aumento de actividade física não foram investigadas, embora os autores do estudo pensem que podem estar relacionadas com diferenças na forma de encarar o exercício, e que as caminhadas matutinas podem estimular os adolescentes a realizar mais actividades físicas e sociais. «Compreender estas diferenças pode servir para promover formas saudáveis de ir para a escola», concluem os autores do estudo, citados pelo “El Mundo” online.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vejo que essa senhora fez muitas caminhadas para a escola quando era pequenina :)

cegonhix disse...

é uma bom incentivo :))

Mafalda disse...

os miudos estão cada vez mais gordos. Não se mexem!

Contador