Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

domingo, novembro 27, 2005

O efeito Alegre por Cipriano Justo no Expresso.

Este fim de semana leia no Expresso um artigo de opinião de Cipriano Justo sobre as próximas eleições presidenciais. Aqui fica um aplauso ao autor, com alguns excertos e link para versão integral:

«(...) a relevância substantiva da sua candidatura reside na circunstância de poder estreitar consideravelmente a possibilidade de Cavaco Silva ser eleito na primeira volta, de por essa via criar as condições para a sua derrota na segunda volta e dessa maneira relançar um processo de mudança que vá mais além do que umas quantas medidas de cariz predominantemente tecnocrático.

Mas também não é de menosprezar o facto de esta candidatura ter recuperado um vasto conjunto de pessoas que de há alguns anos a esta parte se tinham afastado da actividade política activa. Este é um dos efeitos colaterais da candidatura de Alegre que vêm enriquecer a democracia.

(...)

Desde já adiantamos o que consideramos dever ser o principal desígnio, numa conjuntura que presumivelmente durará alguns anos, de qualquer dos candidatos de esquerda que venha a ser eleito: interpretar a Constituição e fazê-la cumprir, prioritariamente, à luz das necessidades de quem vive do seu trabalho, de quem recebe menos do que o ordenado médio nacional, dos que não têm uma habilitação profissional, dos que não cumpriram a escolaridade obrigatória, dos desempregados e dos excluídos. »

Sem comentários:

Contador