Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

quarta-feira, junho 14, 2006

C(S)em dias de Presidente.

Desculpa CMC mas, não concordo contigo. Há motivos para assinalar críticas ao exercício dos primeiros 100 dias de mandato do Presidente da República.
No caso do veto à Lei da Paridade, não o objecto do veto formalmente político em si mesmo, mas a sua fundamentação em questões jurídicas, enviesadas de tal forma, para fugir a um juízo de constitucionalidade, revela algum desprezo pelo Tribunal Constitucional na fiscalização preventiva da constitucionalidade e, consequentemente, põe em causa a separação de poderes, pois este Tribunal é o órgão de soberania a quem exclusivamente cabe a administração de justiça constitucional.
Quanto à relevância que o Presidente tem dado às forças Armadas, considero que em tempo de Paz elas nem se devem sentir, por outro lado achei a comemoração do 10 de Junho excessivamente “militarista”: desfiles, paradas e, aquela imagem televisiva do jipe… sem palavras.

1 comentário:

LRC disse...

Concordo contigo PSC. Dá a sensação de termos recuado 33 anos: desfile da tropa no 10 de Junho e mulheres não se querem na política. Só falta aparecerem as Conversas em Família...e seria a primavera cavaquista.

Contador