Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

quinta-feira, março 15, 2007

Microcogeração

No Público.pt:

Os pequenos consumidores de energia eléctrica que disponham de painéis solares fotovoltaicos instalados nos respectivos edifícios passarão a ser remunerados pela venda à rede do excedente de energia eléctrica produzida pelos equipamentos.
Segundo os valores anunciados ontem pelo secretário de Estado adjunto da Indústria e Inovação, Castro Guerra, as instalações até 5 quilowatt (kw) receberão 460 euros por megawatt (mw), enquanto as instalações entre cinco e 150 kw receberão 350 euros por cada mwh produzido.
(...)
Na conferência, organizada pelo Inesc porto, Ceeeta e Cogen, defendeu-se a oportunidade aberta ao desenvolvimento tecnológico por via da batalha contra as alterações climáticas, com uma resposta a explorar na área da microgeração, em que os grandes sistemas eléctricos centralizados dão lugar ao produtor-consumidor. É a mudança de paradigma, segundo os seus promotores.
A microgeração baseia-se sobretudo em tecnologias limpas (renováveis) e de grande eficiência energética (microcogeração). neste campo, as soluções debatidas foram o solar fotovoltaico de filme fino, a microeólica em ambiente urbano, as pilhas de combustível (fuel cells), as microhídricas em ambiente construído, entre outras.

1 comentário:

Anónimo disse...

!!!MAIS UM EXCLUSIVO!!! NÃO, AFINAL SÃO TRÊS!!!
Carmonga ameaça liberdade de imprensa! Líder tangerina impõe mudanças! Sindicato afronta Governo! Tudo isto e mais, sempre muito muito muito mais, em http://ohcarmonga.blogspot.com/
o blog amigo do ambiente

Contador