Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

sexta-feira, março 09, 2007

A concorrência regula bem?

Na Agência Financeira a própósito da visita de Abel Mateus ao Parlamento:

O deputado Hugo Velosa interrogou a AdC sobre a possível existência «de indícios de que as entidades reguladoras sejam governamentalizadas». Os deputados presentes, com excepção da representante do PS, Leonor Coutinho, demonstraram descontentamento quanto à demora da decisão da AdC em pronunciar-se sobre a OPA em questão, levando o deputado do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, a dizer que a AdC «fracassou na análise» por não conseguir conter o «monstro da concentração» financeira.

Para Abel Mateus, a fusão de dois dos 5 maiores bancos nacionais «não prejudica a concorrência» se os remédios de desinvestimento e redução dos «switching costs» (custos associados à mobilidade bancária) forem tidos em conta. A AdC, que procura «respeitar as estratégias empresariais desde que elas não prejudiquem os interesses dos consumidores considera ainda «que o limite de concentração bancária está em 4 bancos», cenário que se tornará verdadeiro caso a OPA se concretize. Ainda assim, apelou a outras entidades, como o Instituto do Consumidor, para estarem atentos ao mercado: «Os trabalhadores são defendidos pelos sindicatos. E os consumidores, quem os defende? Esses estão desprotegidos», concluiu Abel Mateus.

Sem comentários:

Contador