Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

terça-feira, dezembro 13, 2005

Um património intelectual democrata e progressista.


A memória de um local é o melhor ponto de partida para projectar o seu futuro.
O conhecimento do património cultural, paisagístico e urbanístico, a sua preservação e divulgação são essenciais ao desenvolvimento sócio-económico, pela importância que revelam na formação do indivíduo e no estímulo à inovação e à criatividade nas actividades culturais, desportivas e cívicas de interesse local e municipal: aspectos de primordial importância na mudança da motivação do País, para conhecer mais e para produzir mais - com os consequentes créditos económicos e, simultaneamente, prevenir desastres sociais e flagelos, como a exclusão e a droga.
O "pensar" qualquer localidade, bairro ou freguesia implica o respeito pelo seu passado e para isso é importante conhecê-lo, divulgá-lo e conservá-lo. A história das ideias, da arte e da política, desde o final do século XIX português e lisboeta é indissociável do Bairro de Campo de Ourique.
Sempre que fervilhavam novas ideias, correntes de pensamento inovadoras ou movimentos artísticos que bebiam o que de mais moderno havia na Europa, os cafés, as ruas e os ateliers de Campo de Ourique agitavam-se, mobilizavam-se e produziram grandes obras literárias, artísticas e culturais.
Já no período das guerras liberais, o Quartel de Campo de Ourique teve um papel importante ao lado de D.Pedro IV, mas a participação civil e intelectual do bairro nos acontecimentos políticos da Cidade e do País, teve os seus momentos altos na revolução republicana de 1910 (local donde eram oriundos diversos revolucionários civis da Carbonária); durante as greves e reivindicações operárias na 1ª república; na campanha presidencial de Humberto Delgado (1958) e no apoio às forças democratas oposicionistas do Estado Novo - na freguesia de Santo Condestável.
A margem esquerda da Paris tem no seu coração o bairro "Quartier Latin" em torno da vida académica proporcionada pela Universidade de Sorbornne (donde, aliás, nasceu o seu nome devido ao latim, língua que desde a idade média os estudantes usavam nos seus estudos), Campo de Ourique teve a sua academia nos ateliers de artistas e escritores que viveram e trabalharam nas suas ruas.
Nos ateliers das Ruas Coelho da Rocha - o famoso Pátio dos Artistas - e Azedo Gneco nasceram obras de Artistas como António Duarte (escultor), Leopoldo de Almeida (escultor), Roque Gameiro (escultor), Manuel Lapa (pintor) e Vítor Pala (arquitecto).Campo de Ourique foi ainda escolha para habitar e trabalhar, para Gil Teixeira Lopes (pintor e escultor), Eduardo Batarda (pintor), Eduardo Nery, Pedro Cabrita Reis (pintor), Rocha de Sousa (pintor), Helena de Almeida (pintora), Matilde Marçal (pintora).
Nas letras, na poesia, o expoente máximo é Fernando Pessoa, do movimento modernista português, que morou na Rua Coelho da Rocha, onde hoje se situa um espaço cultural criado pela Câmara Municipal de Lisboa, ao qual urge dar vida e integrá-lo no quotidiano da vida do Bairro e da cidade.
No teatro, destacou-se o dramaturgo Luís de Sttau Monteiro, cujas sátiras sobre a ditadura e a guerra colonial tornaram-no alvo de perseguição política e levaram-no mesmo à prisão.
Na pedagogia e na matemática, Campo de Ourique ligou-se emotivamente a Bento de Jesus Caraça, que fundou a Cooperativa "A Padaria do Povo", e recorda, no Jardim da Parada, o professor do Instituto Superior Técnico, António Ferreira de Macedo.
Mas, no âmbito da cultura popular e do fado, já havia nascido no Bairro (1891), uma das glórias portuguesas do Fado, Alfredo Marceneiro, que nasceu na freguesia de Santa Isabel e trabalhou como aprendiz numa carpintaria de Campo de Ourique. Muitos ficaram certamente por citar.
Que este património Humano e Intelectual nos inspire a divulgá-lo, a preparar a comemoração do 50º aniversário da criação da freguesia de Santo Condestável e nos estimule a conservar e a impulsionar a criação de obra cultural em Campo de Ourique.
Pedro Cegonho, Vogal do Executivo da Junta de Freguesia de Santo Condestável

Sem comentários:

Contador