Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

terça-feira, maio 23, 2006

Faça-se luz!

Ah... aqui está algo que realmente faz falta a Portugal!

Segundo a imprensa «O Governo socialista já está a escolher os elementos que constituirão a Entidade Reguladora da Energia para o Nuclear, um órgão preponderante para a instalação de uma central nuclear no país.».

De facto, estabelece a directiva comunitária desde 2004, transposta em Agosto de 2005, que «Cada Estado-Membro deve dispor de uma entidade reguladora, que exerce as suas actividades com total independência. Esta entidade emite autorizações e controla a aplicação da regulamentação em matéria de implantação, concepção, construção, colocação em serviço, exploração ou desmantelamento das instalações. A responsabilidade primeira da segurança de uma instalação nuclear cabe ao titular da autorização emitida pela entidade reguladora.»

Mas, qual a urgência da criação deste organismo? Porquê tantas notícias veiculadas pressionando para um debate sobre o nuclear, se tantos outros debates estão por fazer, como o da eficiência energética, por exemplo. Eu não acredito em bruxas mas...

Sem comentários:

Contador