Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

terça-feira, maio 02, 2006

Energias Alternativas: Revista de Imprensa

Como o assunto é sério, e depois de um fim-de–semana de leituras pessimistas, descubro algumas pequenas boas notícias:

- Segundo o Diário Digital: a General Electric vai implementar o seu projecto de energia solar em Portugal, tendo escolhido a zona de Serpa para instalar aquela que irá ser a maior central fotovoltaica do mundo.
O projecto que será implementado num terreno de 60 hectares resulta da iniciativa de duas empresas norte-americanas e de uma portuguesa e, representará um investimento na ordem dos 60 milhões de euros.
A nova unidade de produção contará com uma potência de 11 megawatts e 52 mil módulos fotovoltaicos e irá permitir fornecer electricidade a oito mil lares portugueses, permitindo poupar mais de 30 mil toneladas anuais de emissões de gases com efeito de estufa, quando comparada com uma produção equivalente a partir de combustíveis de fósseis.

- Citando o AmbienteOnline.pt: a partir do próximo mês de Abril, a Solar Plus vai dar início, em Oliveira do Bairro, à instalação de uma fábrica de produção integral de módulos solares fotovoltaicos, num investimento previsto de cerca de 15 milhões de euros. A fábrica da Solar Plus terá uma capacidade inicial de 5,5 megawatts de potência fotovoltaica, estando preparada para, no futuro, duplicar a sua capacidade.

- Segundo refere também o AmbienteOnline.pt o subparque eólico de Proença-a-Nova vai ser alargado através da construção de mais oito aerogeradores que juntar-se-ão às 15 máquinas já licenciadas para a produção de electricidade e serão instalados no concelho de Proença-a-Nova (seis unidades) e no concelho de Oleiros (duas unidades), num total de 16 megawatts.

Sem comentários:

Contador