Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

quarta-feira, maio 03, 2006

Controlo das jazidas de gás e de petróleo na Bolívia.

O Presidente boliviano, Evo Morales, anunciou segunda-feira a nacionalização de todos os hidrocarbonetos da Bolívia, onde o exército assumiu o controlo das jazidas de gás e de petróleo, e prometeu uma vaga de outras nacionalizações.

Os governos espanhol e brasileiro querem resolver através do "diálogo" as situações decorrentes da decisão do presidente da Bolívia, Evo Morales, de nacionalizar o sector energético, que ambos vêem com "a maior preocupação". A petrolífera estatal brasileira Petrobras é a principal investidora na Bolívia e a hispano-argentina Repsol YPF é uma das maiores empresas estrangeiras a operar na Bolívia, onde fizeram investimentos importantes.

Depois admiram-se que os Neocons queiram uma “Nato do Petróleo” para o mundo civilizado começar a controlar estes apetites. Mas, tudo passa pelo menos consumo energético e uma maior eficiência nesse consumo. Mais uma “frente de batalha” aberta na guerra energética… Onde é que isto vai parar?

1 comentário:

Marco Aurélio disse...

Evo morales é um cara controverso. Será que quer o bem da Bolívia estatizando as reservas de gás natural e petróleo ou quer aparecer na mídia internacional e reverter a queda de popularidade dos últimos meses?

Um abraço

Marco Aurélio

Contador