Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

segunda-feira, maio 01, 2006

As recomendações do Professor Martelo... II

O livro «O Fim do Petróleo - O Grande Desafio do Século XXI» devia ser de leitura obrigatória para qualquer político.
Há quinze dias que o leio e assusto-me com a leveza com que se encara o problema energético.
Deixou-vos uma breve descrição do jornal O Público:

«Escrito por James Kunstler, um antigo jornalista da Rolling Stone que desde 1975 se dedica à escrita de livros de aguda crítica social, procura imaginar como será o mundo depois do fim do petróleo, algo que sucederá algures durante o século XXI. É que, se os últimos 200 anos conheceram a maior explosão de progresso e riqueza de toda a História da humanidade, sem petróleo esta era chegará ao fim e a vida como a conhecemos sofrerá modificações quase inimagináveis.
Pelo menos de acordo com Kunstler, que antevê um quase regresso à Idade Média e é tão pessimista como o foi, no seu tempo, Thomas Malthuss, cujo texto de 1798 An Essay on the Principle of Population previa que nunca o nosso planeta produziria comida suficiente para a sua crescente população, o que inevitavelmente produziria fomes, tumultos e catástrofes.
O ponto de partida deste livro é o que devemos esperar após ultrapassarmos o pico de exploração de petróleo à escala mundial e depois de finda a "lua-de-mel" com as energias alternativas. Assim, que sucederá quando os nossos problemas de aquecimento global, epidemias e excesso populacional exacerbarem o fim do petróleo? A nova economia global conseguirá manter-se? Ou teremos de regressar a uma economia mais agrária, localizada e de pequena escala?
As previsões feitas em O Fim do Petróleo são devastadoras, mas partem de dados bem concretos, recordando que, se a exploração petrolífera se iniciou em 1859, já teve o seu pico na década de 70. Ora, sem carvão, petróleo e gás natural, serão necessários vários planetas das dimensões da Terra para garantir a sobrevivência de toda a humanidade, pelo menos com o actual nível de conforto e de tecnologias. Basta pensarmos que o que hoje temos quase sem esforço equivaleria ao que obteríamos há dois séculos, se tivéssemos 300 escravos a trabalhar para cada indivíduo nas nações industrializadas. Nenhuma combinação das energias alternativas hoje conhecidas nos permitirá viver tão bem ou sequer próximo de um tal nível, pois todos os sistemas dependem do petróleo ou de outra energia resultante de um recurso limitado. Quando elas começarem realmente a escassear, a fronteiras entre política, economia e paranóia colectiva tenderão a desaparecer. »


Resta acrescentar que o preço do barril já ultrapassou todos os recordes (está na casa dos 70 dólares) e que o pico da produção mundial deve ser atingido, ou já o foi, esta década. Mudar as energias é importante.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não é sobre energia ou petróleo mas aqui fica uma "recomendação da Sonix":
" O Atentado" de Yasmina Kadhra. Muito Bom. Li em 2 dias.

Anónimo disse...

"O Atentado" de Yasmina Kadhra é também um livro da editorial Bizancio

Contador