Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

quarta-feira, maio 10, 2006

«De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens»

Foi este o lema bíblico de S. Paulo que norteou o episcopado de D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto, cujo centenário do seu nascimento hoje se comemora.
Nascido a 10 de Maio de 1906 na freguesia de Milhundos, no concelho de Penafiel, faleceu no dia 13 de Abril de 1989.
«Coincidindo com a campanha da candidatura presidencial de Humberto Delgado, em 1958, e, no exercício do magistério episcopal e em defesa da doutrina social da Igreja Católica, teve a coragem frontal de, numa carta dirigida a Salazar (então, chefe do Governo), tecer críticas contundentes relativas à situação político-social e religiosa do País, o que lhe veio a acarretar a viver exilado. Durante o exílio teve residência em Espanha, República Federal Alemã e França, tendo o Papa João XXIII nomeado-o membro da Comissão Pontifícia de Estudos Ecuménicos para a preparação do Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965. Neste concílio (o 21.º concílio ecuménico da Igreja Católica) teve intervenções sobre a nomeação dos bispos (em 7 de Novembro de 1963) e sobre Ecumenismo (13 dias depois), respectivamente nas 62.ª e 71.ª Congregações Gerais do Concílio.»
bibliografia: Diciopédia 2001, Porto Editora.

Sem comentários:

Contador