Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

terça-feira, maio 09, 2006

Serviços públicos locais

Confesso o meu desinteresse por esta matéria, daí analisá-la de uma forma completamente desapaixonada. Mas, como na leitura diária do Tugir têm surgido reacções às medidas do Prof. Correia de Campos relativas ao encerramento das maternidades, lembrei-me do seguinte:
Do ponto de vista da gestão pura, aumentar a alocação eficiente de recursos para melhorar a eficácia das respostas do serviço público de saúde, as mediadas até poderão fazer algum sentido. O problema é que fazem sentido só no curto prazo.
Passo a explicar, todas as medidas de centralização têm efeitos nos custos de curto prazo mas, assentam numa premissa em que as formas de distribuição e de deslocação geográfica são exequíveis, dadas por adquiridas, baratas e igualmente acessíveis a todos os cidadãos.
Agora, olhem para o preço do petróleo, e para a sua depleção, e digam lá se, mais tarde ou mais cedo, a descentralização das maternidades, centros de saúde, escolas, etc não vai acabar por ser reposta. A não ser que o Estado falhe enquanto projecto colectivo. O que eu não acredito. Agora, nos próximos anos (curto prazo) poupe-se lá uns tostõezitos…

Sem comentários:

Contador