Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

domingo, abril 30, 2006

Espanha encerra central nuclear...

... e Portugal inicia debate sobre o nuclear?
Não me parece que seja lógico seguir os passos e os erros de outros. O problema energético estará aí para resolver mas, não é esta a solução.
Hoje a central espanhola será desligada da rede, dias depois do aniversário dos 20 anos do desastre de Tchernobil, na Ucrânia.
A produção de energia do reactor já está a diminuir e deve chegar aos 118 megawatts negativos à tarde, para que esteja a zero megawatts na hora do encerramento. Dentro de uma semana, o reactor, que até aqui era refrescado com águas do rio Tejo, será inundado e serão retiradas as 69 barras de urânio. Para as quais o Governo Espanhol não tem destino definido... e é este o problema do nuclear.
O Governo Espanhol tem no seu programa o encerramento das oito centrais. Mas, o Governo Português não tem no seu programa a construção de uma única.

Se o Partido Socialista quiser erguer essa bandeira terá que primeiro discuti-la com os seus militantes e sujeitá-la ao sufrágio dos seus eleitores.

Para já... Nuclear? Não, obrigado!

1 comentário:

Anónimo disse...

Como sempre em contraciclo e só com 40 anos de desfazamento.

Contador