Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

domingo, abril 29, 2007

sábado, abril 28, 2007

Divulgação do Abjurado: debate sobre "A REFORMA DA JUSTIÇA"

A Secção do PS de Benfica e São Domingos de Benfica promove, no dia 2 de Maio de 2007, às 21 horas, um debate sobre "A REFORMA DA JUSTIÇA" com a presença do MINISTRO DA JUSTIÇA.

Moção de Apoio ao Camarada José Socrates

Texto da moção apresentada pelo Coordenador da Secção de Alvalade do PS, aprovada na reunião da Comissão Política Concelhia de Lisboa, reunida no passado dia 20 de Abril:

Moção de Apoio ao Camarada José Socrates

Os militantes do Partido Socialista de Lisboa, através da Comissão Política Concelhia, vêem por este meio expressar total apoio e absoluta solidariedade para com o nosso Secretário Geral, vítima, uma vez mais, de uma campanha insidiosa, hedionda, deplorável e própria da mais baixa política que pretende atingir o PS e nosso líder na sua honra e na sua imagem pública.

À falta de melhor, à imagem do que já se passou nas ultimas eleições legislativas e no passado recente com o nosso Camarada Ferro Rodrigues, algumas mentes perversas e mesquinhas habituadas a truques baixos tentam esconder o sol com a peneira, enganar a opinião pública e desviar os portugueses da nossa decisiva missão de reequilibrar as finanças públicas e recuperar a economia do descalabro em que a direita a deixou.

É verdade que quem não se sente, não é filho de boa gente, mas é admirável a resistência com que o nosso Primeiro Ministro, líder do nosso Governo, suportado na maioria absoluta conquistada nas urnas pelo Partido Socialista há 2 anos, enfrenta um chorrilho de enganos e perversões, cuja manipulação hábil nalguma Comunicação Social, faz entender os temores do PSD em relação a toda e qualquer medida ou acção que altere o status quo dos Media em Portugal.

O nosso Governo tem sabido com responsabilidade e acção, alterar o rumo negativo do País, caminhando no sentido de restituir credibilidade à governação e o sentido de Estado à condução das instituições políticas, imprimindo um programa sério de reforma do Estado e de redução da despesa pública.

Quem tem medo de tempestades acaba a rastejar e o maior partido Português, exemplo de democracia e pluralidade, não teme, não deve e enfrentará todas as tormentas, unido em torno do nosso Secretário Geral.

Ontem assistimos a uma extraordinária prova de vitalidade e força do nosso Partido, Hoje repetimos convictamente em coro ao lado dos fundadores do Partido Socialista.

“Quanto mais a Luta aquece, mais força tem o PS”

Proponente:

Miguel Teixeira

sexta-feira, abril 27, 2007

Lisboa: está triste.

Tudo nesta situação da Câmara faz-me ficar triste.

Gaioso Ribeiro (PS) pede eleições intercalares na CML

O vereador socialista na Câmara de Lisboa Nuno Gaioso Ribeiro pediu hoje a realização de eleições intercalares na autarquia, mas afastou a possibilidade de ser cabeça-de-lista nesse cenário.
«Independentemente de o PSD ser quem tem o dever democrático de tirar as consequências desta situação, não há saída para este problema que não seja a saída eleitoral», afirmou hoje o vereador do PS à agência Lusa.

Gaioso Ribeiro é formalmente o número um dos socialistas na Câmara de Lisboa, mas não tem a confiança política da concelhia do PS de Lisboa, que lhe foi retirada após ter criticado numa entrevista o então vereador Manuel Maria Carrilho.

Questionado hoje sobre a possibilidade de se candidatar a eventuais eleições intercalares, Gaioso Ribeiro respondeu que para tal «tem que haver um convite e uma aceitação», afastando ambas as hipóteses.

«Não acho que haja condições nem de haver um convite nem uma aceitação», afirmou.

O autarca socialista recordou que no último ano e meio introduziu algumas rupturas no seio do grupo municipal do PS, mas considera que «a cidade neste momento precisa de uma pessoa que faça consensos».

O vereador discordou da orientação da sua bancada durante este mandato, nomeadamente quando tentou impedir, com os outros vereadores da oposição e a vereadora socialista Isabel Seabra, a venda de lotes na urbanização do Vale de Santo António, a cargo da EPUL, sem que houvesse um plano de urbanização.

Nesta proposta, os vereadores socialistas Dias Baptista e Natalina Moura acabariam por viabilizar a venda dos lotes, votando contra a proposta de Gaioso Ribeiro.

«Eu já disse publicamente que o PS devia renovar por completo as suas listas para a câmara», afirmou, acrescentando que se inclui nessa renovação.

Sublinhando que há «uma presunção de inocência» em relação aos autarcas constituídos arguidos no caso Bargaparques (o presidente, Carmona Rodrigues, o ex-vice-presidente Fontão de Carvalho e a ex-vereadora do Urbanismo Gabriela Seara, estes com mandato suspenso), Gaioso Ribeiro afirmou contudo que «há regras de decoro em democracia».

«Há um executivo que vai sendo alterado à medida das investigações judiciais, o que gera um regime de instabilidade inédito. Há um governo paralisado, de onde já emergem os próprios conflitos dentro da maioria», sustentou.

Para o autarca, «há algum tempo que a câmara se demitiu de funcionar, mas não se demitiu de funções».

«Não vejo neste momento nenhuma saída que seja útil à cidade que não sejam eleições», reiterou.

O vereador ressalvou contudo que «é sempre mau haver eleições a meio de um mandato, mas há momentos em que é a única saída», recordando que isso aconteceu recentemente com o governo.

Diário Digital / Lusa

27-04-2007 13:24:00

quinta-feira, abril 26, 2007

LA CAIXA CHUMBA OPA DO BCP

No Jornal de Negócios de hoje:



O Jornal de Negócios sabe que o La Caixa já contactou os demais accionistas do núcleo duro do BPI e a própria administração do banco informando estar alinhado com a posição de não vender as suas acções na OPA lançada pelo BCP.

A notícia é revelada pela edição nas bancas de hoje do Jornal de Negócios, que faz uma análise profunda aos eventos da última terça-feira, quando em duas conferências de imprensa simultâneas em Lisboa, o BCP anunciou o aumento do preço da OPA para sete euros, que a Comissão Executiva do BPI rejeitou minutos depois.

Esta recusa do La Caixa em vender a sua participação de 25% do capital do BPI é o suficiente para “matar” a OPA, mesmo a este preço revisto.

Para o La Caixa, não vender a sete euros significa também, segundo contas feitas pelo Jornal de Negócios, abdicar de uma mais-valia de quase 650 milhões de euros.

Também o brasileiro Itaú, segundo maior acionista do BPI, já afirmou estar indisponível para vender a sua posição.

A oferta lançada pelo BCP termina a 4 de Maio mas o seu fracasso pode ser reconhecido pelo presidente executivo, Paulo Teixeira Pinto, ainda antes dessa data, conforme o próprio já afirmou.

domingo, abril 22, 2007

Ségolène Royal na segunda volta.

A socialista Ségolène Royal passa hoje a primeira etapa das eleições presidenciais francesas, a caminho do Eliseu.

A Europa precisa de uma França mais forte e a França precisa de Ségolène Royal para essa missão.

sábado, abril 21, 2007

O velho ciclo?

Depois do abandono de Maria José Nogueira Pinto, é a vez do desalento de Ribeiro e Castro:

(do Público.pt)

O presidente do CDS-PP, José Ribeiro e Castro, assumiu a derrota nas eleições directas, apesar de ainda não terem sido anunciados os resultados oficiais.

Numa declaração, sem direito a perguntas, Ribeiro e Castro salientou que regressou “o velho ciclo”, com a vitória de Paulo Portas para a presidência do CD S-PP.

“Sectores houve que, nunca aceitando o resultado dos dois últimos Congressos, se afadigaram em criar dificuldades à direcção e acção política do CDS e, nos últimos meses, se concentraram no propósito de derrubar a direcção e mudar a liderança e o rumo do partido”, criticou.

“O objectivo desse processo consumou-se hoje”, lamentou.

Considerando que hoje o partido “regressou ao velho ciclo”, o líder derrotado disse “compreender” a satisfação dos que “ao longo dos últimos dois anos se concentraram nesse objectivo de oposição interna”.


A democracia ganha com uma oposição firme e consistente. Não é, de certo, o estilo do "Paulinho das Feiras".

Divulgação: II Jantar Comemorativo do 25 de Abril em Alvalade.

À semelhança do ano transacto, o secretariado do PS-Alvalade ciente da importância e responsabilidade decorrentes das conquistas de Abril, convida a estar presente na comemoração dos 33 anos do 25 de Abril, que decorrerão no dia 24 de Abril, pelas 20h00, no restaurante "Passarola" (Sede do SNPVAC), sito à Avenida Gago Coutinho n.º 90.

Eleições no SBSI.

No dia 19 de Abril, para além de ter estado presente no jantar de comemoração dos 34 anos do PS, votei para os órgãos do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, onde a Tendência Socialista teve uma expressiva vitória, tanto para a secções sindicais dos diversos bancos, como na eleição dos delegados ao congresso da UGT e para a Direcção e órgão centrais do sindicato.
Durante os próximos quatro anos, lá estarei a cumprir o meu mandato em representação dos meus colegas.

terça-feira, abril 17, 2007

Ontem na reunião da C.M.L.

No SOL.PT: Nomeação de Administradores da EPUL anulada

«A oposição da Câmara de Lisboa uniu-se, esta segunda-feira, para votar a nulidade do despacho de nomeação de dois vogais para o conselho de administração da Empresa de Urbanização de Lisboa. PS, PCP, BE e CDS aprovaram a proposta dos socialistas Nuno Gaioso Ribeiro e Isabel Seabra.

PS, PCP, BE e CDS votaram, esta segunda-feira, a favor da proposta subscrita por Nuno Gaioso Ribeiro e Isabel Seabra para declarar nulo o despacho de nomeação de Gama Prazeres e Rosa do Egipto para o conselho de administração da Empresa de Urbanização de Lisboa (EPUL).
De acordo com a proposta levada a Câmara pelo socialista Gaioso Ribeiro, Carmona Rodrigues não poderia ter nomeado os dois administradores para EPUL, já que esse poder faz parte das competências do executivo camarário e não do presidente.

Para defender a nulidade do processo que levou à nomeação de Rosa do Egipto e Gama Prazeres, Gaioso Ribeiro invocou ainda as recomendações do Tribunal de Contas, segundo as quais cabe às câmaras «definirem, com rigor, e previamente à selecção dos candidatos, os critérios de recrutamento e a experiência profissional exigida pelas condições particulares das empresas».

Por definir estão ainda as consequências jurídicas da aprovação desta proposta, sendo de prever que o conselho fiscal da empresa municipal assuma funções de gestão até à normalização da situação, altura em que a Câmara deverá indicar dois vogais para a EPUL.»

sexta-feira, abril 13, 2007

A Junta de Freguesia do Santo Condestável (Lisboa) convida para um concerto do grupo Ensemble Galhardia, que apresentará um programa de música renascentista, pelas 21.30h de dia 14 de Abril, sábado, na Igreja do Santo Condestável.

quinta-feira, abril 12, 2007

Entrevista de ontem

Vi a entrevista de ontem.
Fiquei esclarecido. Jornalistas irrepreensíveis e Sócrates bastante claro.
De notar o nível das declaração do PCP em contraste com a declaração de Marque Mendes que leu aquilo que já tinha escrito, desajustado à entrevista de José Sócrates.
A “cruzada” do Público está a tornar-se demasiado evidente.

sábado, abril 07, 2007

Carmona diligente a retirar cartaz dos Gato Fedorento.

Não percebi a pressa com que a Câmara Municipal de Lisboa retirou do Marquês de Pombal o cartaz dos humorístas do Gato Fedorento!

Carmona não deve ter visto bem a exigência que os Lisboetas terão a partir de agora para com qualquer tipo de fiscalização de seja competência da Câmara Municipal, terá que ser tão diligente quanto agora foi! E com que empenho!

Eu tendia a concordar com Osvaldo Castro: a mensagem era política (lactus senso) mesmo que o mensageiro não a qualificasse formalmente como tal, substantivamente, trata-se de uma mensagem política, logo, era legal pois não é publicidade a uma marca, objecto ou pessoa(s).

sexta-feira, abril 06, 2007

BP exige "informação completa" aos consumidores.

Segundo o DN de ontem:

O Banco de Portugal (BdP) deve ter mais poder para punir os bancos que não prestem "informação completa" aos consumidores. "É importante vigiar [a prestação de informação] e reforçar a capacidade sancionatória" do supervisor, pois só com transparência "é que a concorrência se produz efectivamente", reclamou ontem Vítor Constâncio, governador do BdP, numa audição na Comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.

A posição do responsável máximo da entidade de supervisão surgiu em resposta às críticas expressas por vários dos deputados da comissão. A socialista Leonor Coutinho, que também integra a associação de defesa dos consumidores de produtos financeiros (Sefin), acusou a banca de prestar aos clientes "informação assimétrica", o que, na sua opinião, prejudica a concorrência. Uma opinião partilhada pela social-democrata Rosário Águas.
(Ler mais)

quinta-feira, abril 05, 2007

Com licença ou sem licença, está licenciado!

Alguns media adoptaram uma estratégia rottweiler em relação à nova novela sobre o processo de equivalências para obtenção do grau de licenciado pelo Primeiro-Ministro: provavelmente “os maxilares” encaixaram-se e não largam! Parece que, finalmente, alguns media assumem como objectivo a criação de valor para os accionistas.

Estou à vontade para falar do assunto pois, não sou licenciado, frequento uma licenciatura numa Faculdade pública (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e sou um quadro técnico bancário, no sector privado. Tenho meia licenciatura em Estatística e estou a meio da licenciatura em Direito.

Uma vez feita esta ressalva, devo dizer que aguardo serenamente as declarações do Primeiro-Ministro, sobre a obtenção do grau de Licenciado. Mas, sem drama. É um facto que José Sócrates tirou o seu curso superior em Coimbra. Exerceu a sua profissão com base nesse curso superior, que lhe conferiu um título de bacharel em engenheria e construiu a sua carreira política em cima dessa carreira profissional e desse curso superior. Depois, já em “upgrade” inscreveu-se no ISEl, onde fez bastantes cadeiras, pelo que li na imprensa, fez as cadeiras restantes para que, além do curso superior que lhe deu o grau de bacharel, detive-se o grau de licenciado e fez um MBA (nota: em Portugal um MBA não é um grau académico. É o correspondente a uma Pós-Graduação. Em seguida, se se apresentar a tese e uma dissertação, poderá ser também reconhecido o grau de Mestre. Portanto, ao contrário

Uma vez mais não percebo o drama: José Sócrates tem, pelo menos, um curso superior.

Ainda por cima, num país em que tudo se trata por “doutor” para aqui, “doutor” para acolá. E, provavelmente, a esmagadora maioria dos licenciados não são “Doutores”. Já para não falar nos professores de institutos politécnicos que se apresentam como Professores Universitários. Enfim! É preciso é trabalhar!

Diz que é uma espécie de Cartaz....

Caro Carlos,

Que saudades de Praga! Como sabes nas férias passadas estive por aí. Mas, para este ano já tenho agendada uma visita ao Caribe no próximo mês der Maio...

Entretanto, escrevo-te via blog para te dar conhecimento de um novo cartaz colocado na Rotunda do Marquês de Pombal, este do Gato Fedorento, e que merece toda a divulgação!

Um abraço e uma óptimas férias!

P.S. - A ver se sempre jantamos com a madrinha quando regressares.

terça-feira, abril 03, 2007

Fim ao Fumo não solicitado!

Segundo o Público de hoje:

A proposta de lei que define as novas regras do tabaco prevê que os fumadores que puxem do cigarro em locais onde tal passa a ser proibido possam pagar multas que vão de 50 a mil euros. A fiscalização da lei fica nas mãos da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Acho bem!

Mais: No caso dos não fumadores que se sintam incomodados, estes podem apresentar queixa no livro de reclamações do estabelecimento.

Segundo o Público, com a nova proposta de lei a discutir na Assembleia da República, será proibido fumar:
- Nos locais de trabalho
- Nos restaurantes ou bares e locais com salas ou espaços destinados à dança
- Em estabelecimentos de saúde ou qualquer serviço ou organismo da administração pública
- Nos estabelecimentos de ensino, incluindo átrios, corredores e espaços de recreio
- Em lares de idosos
- Em creches, centros de tempos livres, colónias e campos de férias
- Em centros comerciais
- Nos recintos das redes de levantamento automático de dinheiro
- É proibida a venda de tabaco através de máquinas automáticas, sempre que estas não tenham sistema bloqueador que impeça o seu acesso a menores de 18 anos ou que não estejam localizadas no interior do estabelecimento comercial de forma a serem visualizadas pelo responsável do estabelecimento.


Excepções:

- Podem ser criadas áreas destinadas a pacientes fumadores em hospitais psiquiátricos, serviços de tratamento e reabilitação de toxicodependentes e alcoólicos
- Nas prisões podem existir celas ou camaratas para reclusos fumadores
- Em restaurantes, bares e discotecas com mais de 100 m2 podem ser criadas áreas para fumadores, até um máximo de 30 por cento da área total
- Devem ser criadas consultas de apoio dos fumadores que pretendem deixar de fumar, destinadas aos funcionários e utentes, em todos os centros de saúde e serviços hospitalares públicos, nomeadamente nos serviços de cardiologia, pneumologia, psiquiatria, oncologia e obstetrícia.

domingo, abril 01, 2007

Do Túnel.

A data definitiva de abertura do Túnel do Marquês deverá ser conhecida na próxima semana, anunciou hoje o vereador das Obras Municipais da Câmara de Lisboa, Pedro Feist, numa altura em que se fazem testes de segurança na obra.

Quando li esta notícia no Público online pensei: hoje é dia 1 de Abril! Mas, afinal a notícia é de dia 30, será que se anteciparam?

Contador