Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

segunda-feira, maio 07, 2007

Confirmado falhanço da OPA sobre o BPI

No Público.pt:

Ordens de venda de 3,9 por cento do capital

Confirmado falhanço da OPA sobre o BPI

07.05.2007 - 15h40 Lusa, PUBLICO.PT


A Oferta Pública de Aquisição (OPA) do BCP sobre o BPI não teve sucesso, tal como já era esperado. Foram recebidas ordens de venda de cerca de 30 milhões de acções, representativas de apenas 3,9 por cento do capital do banco, quando o mínimo necessário era 82,5 por cento.

O mercado vai estar atento ao equilíbrio da actual estrutura accionista do BPI, depois das alterações durante a OPA, mas também às alterações dos estatutos do BCP para limitar qualquer eventual oferta, consideram os analistas contactados hoje pela Lusa.

Uma analista do Banif Investimento e outro da Lisbon Brokers consideram evidente que, com este desfecho, o BPI fica, para já, limitado em termos de possibilidades de consolidação, a não ser com o La Caixa, o que implicaria mudanças na lei espanhola relativamente às entidades mutualistas — ou seja, fica fora das fusões e aquisições que estão a acontecer e das que se perspectivam na Europa.

Já o BCP mantém-se sob a "suspeita" de poder ser agora o alvo de uma OPA, segundo a analista do Banif Investimento.

BCP reforça blindagem

"O próprio banco faz passar essa ideia, com as propostas [de estatutos] que vão à assembleia geral”, de aumentar a percentagem de votos necessária para desblindar os estatutos e limitações à participação de entidades, sustenta a anlista Carla Rebelo.

"A estrutura accionista, apesar de não haver posições com possibilidade de fazer bloqueio, tem apoiado sempre a gestão", relembra, por seu turno, o analista da Lisbon Brokers.

O título BPI seguia em alta a meio da sessão de hoje, nos 6,31 euros por acção, mais 1,28 por cento do que no encerramento da sessão de sexta-feira.

O BCP transaccionava-se a 3,08 euros por acção, também em alta, de 0,33 por cento.

1 comentário:

LRC disse...

Os tentáculos da Opus Dei desta vez não conseguiram. Ainda bem.

Contador