Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Resultados de Alberto Costa: "absolutamente extraordinários, surpreendentes e motivadores".

No Público.pt de hoje

«O primeiro-ministro, José Sócrates, considerou hoje que os resultados alcançados pelas medidas aplicadas na área da Justiça são "absolutamente extraordinários, surpreendentes e motivadores".

O chefe do Governo falava na cerimónia de apresentação pelo Ministério da Justiça dos resultados do sistema judicial nos últimos dois anos (2005/2006), segundo os quais o número de processos pendentes nos tribunais portugueses diminuiu, o que aconteceu pela primeira vez na última década.

Nos últimos dois anos houve uma descida de 0,4 por cento da pendência processual, o que representa menos 6675 processos nos tribunais, num universo de 1,7 milhões à espera de resolução.

O primeiro-ministro começou por salientar a inversão da tendência do número de processos nos tribunais portugueses, afirmando que "2006 foi o ano da inversão". "O mais difícil é sempre mudar a inclinação das rectas e isso foi conseguido", insistiu o líder do Governo.

Para José Sócrates, os resultados hoje apresentados pelo Ministério da Justiça significam "uma vitória sobre a inércia" e provam que "o monstro [pendência processual] começou a ceder e a apresentar os primeiros sinais de que é possível ser combatido".

Ainda segundo os números do Ministério da Justiça, a redução das férias judiciais para um mês resultou num aumento de 57,3 por cento no número de processos concluídos em Julho, Agosto e Setembro de 2006.»

Sem comentários:

Contador