Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

O Segredo de Brokeback Mountain.

Não tinha previsto ir ao cinema este fim-de-semana mas, em sequência de uma sugestão a seguir a um jantar, acabei por ver o filme.
Confesso que as expectativas foram ultrapassadas. Excelente fotografia, uma razoável realização "à americana" de Ang Lee, destaque para a interpretação de Anne Hathaway, Michelle Williams (as duas mulheres que sofrem com "o outro lado" da história - principalmente nota positiva ao silêncio sofrido desta última) e, sem dúvida para um Óscar para Heath Ledger ou para Jake Gyllenhaal.
Há uns tempos que ando para estruturar e sistematizar a minha posição sobre o contrato de casamento. O Abjurado vai dar luz a este raciocínio. De facto, concordo com o CMC este filme tem uma mensagem política.
E, em Portugal, vai ser interessante um assistir à discussão dentro do PS. Espero que numa questão eminentemente jurídica (regulação de uma realidade) e cujo fundamento político se cruza geneticamente com valores de esquerda como a Liberdade, a Igualdade e o respeito pela esfera jurídica de cada um, ninguém se escude na "consciência individual" para evitar o politicamente incorrecto. Mas, também concordo, esta não é uma prioridade mas, a questão existe.

Sem comentários:

Contador