Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

sábado, outubro 29, 2005

Novo executivo municipal em Santarém


Na minha terra natal, Santarém, tomou posse um novo executivo e, um novo Presidente de Câmara, Moita Flores, eleito pelo PSD, no passado dia 09 de Outubro.

Na cerimónia foi particularmente notada a ausência do anterior presidente da Câmara, Rui Barreiro (PS).Os discursos foram marcados pelas citações literárias. José Miguel Noras, presidente cessante da Assembleia Municipal, citou a “Ode Marítima” de Álvaro de Campos, comparando a cerimónia da tomada de posse dos novos eleitos à Câmara e Assembleia Municipal a um cais de chegada, para os que cessam funções, e de partida para os que iniciam agora a viagem por Santarém. Miguel Noras deixou palavras de reconhecimento aos eleitos da Assembleia Municipal e em especial aos presidentes das Juntas de Freguesia. Quanto ao presidente cessante da Câmara, Miguel Noras deu conta de que Rui Barreiro o informou, “pesaroso”, de que não poderia estar presente, “por razões de natureza imprevista que o deixaram retido no Algarve”.

Tive o prazer de ter sido eleito nesta Assembleia Municipal, entre 1997 e 2001, presidida na altura pelo compositor, médico e músico, José Niza. Nesse tempo Miguel Noras era Presidente da Câmara Municipal e, a meu ver, desempenhou o papel de melhor Presidente de Câmara de Santarém da segunda metade do século XX.

Espero que o PS possa efectuar uma profunda renovação e auto-avaliação de modo a apresentar-se no futuro como alternativa credível a um executivo que, fora o Presidente, não constituí novidade em Santarém e, cujo modus operandi não poderá ser melhor que medíocre...

Sem comentários:

Contador