Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

sábado, junho 28, 2008

«Governo quer espólio de Pessoa»

Na última página do Expresso de hoje:

Governo quer espólio de Pessoa
Uma sessão na Casa Fernando Pessoa, quinta-feira à noite, para discutir o valor, também económico, do poeta, acabou por se centrar na questão da parte do espólio que está na posse da família e que esta pretende leiloar. Presentes na sessão, o ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, e a sobrinha do poeta, Manuela Nogueira, tiveram um diálogo aceso. Com o ministro a dizer que tudo fará para que o Estado compre o acervo e não deixa que ele se disperse ou vá para o estrangeiro. Do espólio fazem parte dois mil papéis e mais de cem livros e revistas, incluindo o "dossier Crowley" - correspondência de Pessoa com o célebre mago inglês.

Como estive presente nesse dinâmico debate que aconteceu na passada 5a feira, permito-me acrescentar à notícia do Expresso duas notas, muito importantes, no discurso do Ministro da Cultura:
1 - da leitura que faz do interesse público (o Ministro) tudo fará, dentro da legalidade e de critérios de razoabilidade, para que o espólio permaneça em Portugal e disponível aos insvestigadores, nomeadamente, "dialogando" com o espólio que já reside na Biblioteca Nacional, e que será quase 15 vezes mais, do que está em causa neste conjunto, e com os espólios de outros autores.
2 - O Estado ainda não conhece o que integra o conjunto que integra este espólio a leilão, nem os termos do contrato entre a Família e a leiloeira.

Um tema, seguramente, a seguir.

1 comentário:

MCA disse...

Um tema seguramente a seguir. Abri um inquérito sobre este assunto n'A biblioteca de Jacinto. Participe.

Contador