Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

sexta-feira, junho 15, 2007

Estabilidade na CML

«Precisamos de condições de governabilidade nos próximos dois anos.»

Lisboa merece que estejamos a caminho de uma maioria clara, que resolva os problemas da Cidade.

Lido no Diário Digital:

O candidato socialista à Câmara de Lisboa (CML), António Costa, seria o sucessor de Carmona Rodrigues se as eleições se realizassem hoje, mas sem maioria absoluta, indica uma sondagem divulgada pelo Público, TVI e Rádio Clube esta sexta-feira.

O estudo, da responsabilidade da Intercampus, realizado a um mês das eleições de 15 de Julho, mostra que o candidato do PSD, Fernando Negrão, ficaria em segundo lugar, com 19,5% das intenções de voto, contra os 31,1% do ex-ministro da Administração Interna.

Carmona Rodrigues, que se candidata como independente, aparece em terceiro lugar, com 13,7%, enquanto José Sá Fernandes, independente pelo Bloco de Esquerda (BE), é o quarto melhor colocado, com 9,6%.

A independente Helena Roseta, ex-PS, está em quinto lugar, com 9,1%, a par do candidato do PCP/CDU, Ruben de Carvalho. Telmo Correia, o candidato escolhido pelo CDS/PP, recolhe apenas 2,5% das intenções de voto, ligeiramente acima de Garcia Pereira (PCTP/MRPP), que tem 2,4%.

Quanto aos restantes candidatos, Gonçalo da Câmara (PPM) tem 1,9% e Manuel Monteiro (PND) 0,3%, o mesmo resultado de José Pinto Coelho (PNR) e Quartin Graça (MPT).
Das 804 pessoas ouvidas no estudo, realizado entre 8 e 13 de Junho, 15,8% disse não ter ainda decidido o seu sentido de voto.

Na análise de votos por partidos feita pelo Público, António Costa consegue 62,8% do eleitorado socialista, Fernando Negrão obtém 52,5% dos votos do PSD e vai tirar 9,5% ao CDS, enquanto o independente Carmona Rodrigues vai buscar votos ao PSD (22,1%), ao CDS (19%) e PS (5,8%).
Helena Roseta vai buscar a maior parte dos seus votos ao Bloco de Esquerda (14,5%), ao PS (8,4%) ao PCP/CDU (6,8%) e PSD (5%).

Sá Fernandes tem a fidelidade de 62,3% do eleitorado do BE, Ruben de Carvalho garante os votos de 62,2% do PCP/CDU e Telmo Correia segura 52,4% dos que se afirmam eleitores do CDS/PP.

A sondagem, da Intercampus para Público, TVI e Rádio Clube, tem uma margem de erro de 3,45% para um intervalo de confiança de 95%.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários:

Contador