Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

sábado, abril 08, 2006

Boletim de Santo Condestável I


Na semana que passou, começou a chegar às caixas de correio dos residentes de Santo Condestável um novo número do Boletim da Junta de Freguesia.

Vou disponibilizar, nos próximos posts, a minha entrevista ao Boletim e quais as prioridades para os meus pelouros.

Entrevista a Pedro Sousa Cegonho
Pelouros: Novas Tecnologias e Sistemas de Informação; Urbanismo; Saneamento; Higiene e Salubridade


É a primeira vez ou já teve alguma experiência na área de autarquia?
Em 1997, a convite do então Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Dr. José Miguel Noras, fiz parte da sua lista de candidatos à Vereação e à Assembleia Municipal presidida pelo Dr. José Niza, na qual assumi o mandato de Deputado Municipal, até 2001. Desde 1997, primeiro por motivos académicos, depois por motivos profissionais, deixei Santarém e fixei-me em Campo de Ourique, onde sempre tive a maior parte da minha família mais próxima, com excepção dos meus pais e irmão que se mantêm em Santarém.


O que se propõe fazer?
Em primeiro lugar, procurar que todos os habitantes da Freguesia tenham à disposição as infra-estruturas básicas de saneamento (água e esgotos). O contrário é inconcebível num Estado Social e de Direito em pleno século XXI. Assim o determina a Constituição da República: “todos têm direito... a uma habitação (...) em condições de higiene...” Quero igualmente conduzir a Junta de Freguesia para uma novo patamar de informatização e do uso de novas tecnologias que, para o público em geral, se traduzirá na existência, finalmente, de um site na Internet. Mas terá também impacto na organização interna, devido aos planos de formação e valorização dos colaboradores da Junta de Freguesia, necessários à implementação do projecto e ao uso de novas aplicações e ferramentas informáticas que terão impacto, a médio prazo, na eficiência e no nível de qualidade dos serviços que pretendemos prestar aos cidadãos, nomeadamente com a desmaterialização de processos.
Como referi na reunião pública de Executivo, em que apresentámos este novo Pelouro, “chegamos tarde a esta corrida, mas contamos entrar de imediato para o pelotão da frente”. Por outro lado, gostaria de transformar Campo de Ourique num bairro mais limpo, actuando na prevenção, incentivando comportamentos cívicos como a recolha de dejectos caninos ou a correcta separação de lixos, em atenção aos horários e à periodicidade das recolhas dos mesmos.

Teve contacto com dossiers do anterior executivo – quais – e o que pensa do que foi feito no anterior mandato?
No anterior mandato um dos pelouros que agora coordeno não existia, mas, certamente, existem traços de continuidade em algumas actividades/ projectos que mantemos no nosso plano, tais como os esquemas de limpeza de zonas de acumulação de lixos e entulhos ou a distribuição de kit’s de pinças higiénicas e sacos plásticos para recolha de dejectos caninos. É óbvio que a marca pessoal com que se exercem as funções que nos são confiadas e as prioridades definidas para estas áreas, no Programa Eleitoral do PS, que não colidam com as medidas preconizadas pela força maioritária (PSD), farão a diferença pois no anterior executivo o PS não se encontrava representado. A transição dos dossiers foi pacífica dada a postura responsável de todas as forças políticas representadas no anterior e no actual executivo. (continua)

Sem comentários:

Contador