Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

terça-feira, julho 24, 2007

Casa Pronta

No site do Ministério da Justiça:
Casa Pronta
A partir do dia 24 de Julho, o Casa Pronta, um novo balcão único onde é possível realizar todas as operações relativas à compra e venda de casa (prédios urbanos), está disponível nas conservatórias do registo predial de Águeda, Almeirim, Braga, Leiria e Mirandela.

sábado, julho 07, 2007

No Público.pt:

(...)
António Costa, que concorre com o apoio dos socialistas à autarquia, afastou a hipótese de um acordo pós-eleitoral com o ex-presidente da Câmara de Lisboa Carmona Rodrigues. "Estando em causa um mandato tão curso e encontrando-se a câmara numa situação financeira grave, a melhor solução é haver uma maioria" no futuro executivo, sustentou.

O socialista afirmou que, do ponto de vista de uma estratégia exclusivamente de carácter pessoal, "até seria mais cómodo governar a câmara com maioria relativa, responsabilizando as outras forças políticas por aquilo que não fosse feito".

Enquanto percorria Campo de Ourique, onde passou pelas ruas Ferreira Borges e Saraiva de Carvalho e pelo Jardim da Parada, António Costa voltou a lamentar que a Comissão Nacional de Eleições não tenha feito qualquer campanha de apelo ao voto para o acto eleitoral do próximo dia 15, defendendo que a abstenção será “uma grande ameaça".
(...)

sexta-feira, julho 06, 2007

Leituras.

Em resposta ao desafio do Carlos, então cá vai a lista das leituras cá de casa:

1 – Freakonomics – O Estranho Mundo da Economia, de Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner. Factos e números apresentados de uma forma simples e muito invulgar, afastando as respostas geralmente mais convencionais. O senso comum dos leitores é testado em questões simples mas fundamentais. Só fazendo as perguntas certas, se podem obter resultados bem sucedidos e apreender uma nova visão do mundo. Por exemplo, sabia que a legalização do aborto pode ter um impacto positivo na descida da criminalidade? E qual a relação entre os gangs que vendem droga e os restaurantes McDonalds?

2 - China e Índia- As Duas Grandes Potências Emergentes, de Federico Rampini.
Um testemunho inestimável das dimensões e variedade de um dos mais importantes acontecimentos dos últimos séculos, que procura simultaneamente projectar num futuro próximo as consequências globais de uma hipotética hegemonia sino-indiana.

3 – A Fórmula de Deus, de José Rodrigues dos Santos
Uma história de amor, uma intriga de traição, perseguição implacável, busca espiritual. Uma empolgante viagem às origens do tempo, à essência do universo e ao sentido da vida.

4 - Geração Blogue, de Giuseppe Granieri
Analisa os aspectos sociológicos e políticos dos blogues e a sua relação com a democracia, educação, e política e alerta para os novos problemas de info-exclusão que se colocam entre os participantes activos na blogosfera e os que não têm acesso a ela.

5 – O Mundo é Plano, de Thomas L. Friedman
O mundo é “plano” porque está quase intrinsecamente “ligado”: a eliminação de barreiras comerciais e políticas, o exponencial desenvolvimento tecnológico e a revolução digital torna possível fazer negócios instantaneamente com milhões de pessoas do outro lado do planeta. A Globalização 3.0, como descreve neste texto, não é feita pelas multinacionais ou grandes empresas norte americanas mas por indivíduos que tentam fazer a diferença.


6 - Confidencial - a década de Sampaio em Belém, de João Gabriel.

Parece que por fim, o objectivo é convidar mais uns amigos a dizer de sua justiça quanto a leituras, então, chamo à colação o meu amigo Luís Tito, ao meu amigo e camarada de secção, Luís Coelho, ao José Leitão, ao João Gomes, ao meu “colega de carteira” Paulo Silveira, ao Nuno Teixeira Lopes e ao meu grande amigo Frederico Alcântara de Melo.

Contador