Abjurar: do Lat. ab. + jurare, v. tr., renunciar formalmente a certos erros (crença religiosa ou política) em acto público; retratar-se, apostatar.

terça-feira, janeiro 30, 2007

Cai a máscara.

No Público.pt de ontem, 29 de Janeiro:

«O Banco Comercial Português (BCP) anunciou hoje que celebrou contratos com o fundo de pensões do grupo e com o espanhol Santander para comprar 10,5 por cento do capital do BPI, ao preço da OPA.»
«A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pediu informações adicionais ao BCP e ao Santander sobre o contrato hoje anunciado relativo a uma transacção fora de bolsa de acções do BPI.
A concessão, dada pelo BCP ao Santander, de um direito de aquisição qualificado de activos do BPI, dos quais, caso tenho sucesso a OPA, seja obrigado a desfazer-se, levanta dúvidas ao regulador do mercado, disse à lusa fonte da CMVM.»


Afinal, há dias gritavam “aqui d’el rey” pela defesa da independência do BPI pela La Caixa, com a compra de 9%, blindados nos votos, agora assumem, com pompa e circunstancia o acordo com o Santander para a compra dos activos do BPI, no âmbito das “negociações” com a autoridade da concorrência. Então e os centros de decisão nacionais?

Não devia a Autoridade da Concorrência debruçar-se, também, sobre estes contratos?

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Despenalização em debate em Campo de Ourique na "Padaria do Povo".

CONVITE

Cientes da importância do esclarecimento público para uma ampla participação dos cidadãos no próximo referendo nacional convidamos a estar presente numa sessão de esclarecimento pública, dia 31 de Janeiro (4ªFeira) pelas 21h00, em Campo de Ourique, nas instalações da Cooperativa "A Padaria do Povo".

Os oradores convidados são:

- Professor Doutor Miguel Oliveira e Silva , médico obstetra, professor universitário na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, membro da Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida;

- Dr.ª Ana Catarina Mendonça , advogada, deputada, em representação do Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim (mandatária).

A organização é da responsabilidade de um grupo de militantes do Partido Socialista, moradores em Campo de Ourique.

Localização: Cooperativa "A Padaria do Povo" - Rua Luís Derouet, 20 / 20F 1250-153 LISBOA

Agradecemos a vossa divulgação e reiteramos o convite a estar presentes no debate.

domingo, janeiro 28, 2007

João Soares em Alvalade

Lê-se no Público de hoje, 28 de janeiro, a própósito da Sessão de Alvalade com João Soares:

João Soares não duvida de que será José Sócrates - a quem, aliás, já se terá mostrado disponível como putativo candidato - a escolher o cabeça-de-lista do PS. Entende, no entanto, que seja ele quem for, terá sempre de arrastar consigo "uma bola de chumbo amarrada à perna": os seus camaradas, que dirigem a estrutura concelhia do partido, "um aparelho instalado há dez anos" e sem condições "para vencer esta batalha que se pode decidir outra vez por meia dúzia de votos".

É muito pouco, como quem lá esteve sabe, mas é o essencial para se refletir na mudança de paradigma. Devemos isso a todos os alfacinhas.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

A gestão política da Cidade

A Secção de Alvalade do Partido Socialista, por impulso do seu novo Coordenador Miguel Teixeira, tem vindo a abordar a gestão política da Cidade, através de diversas iniciativas com os seus militantes, propondo alternativas claras para o futuro da Cidade de Lisboa e para os seus habitantes.

amanhã, recebem pelas 21h30m na Casa do Concelho de Tomar o último Presidente socialista da Câmara Municipal de Lisboa, João Soares, que irá reflectir e debater a actual situação e gestão política da Cidade de Lisboa.

terça-feira, janeiro 23, 2007

Vamos ver no que dão as notícias da tarde!

sábado, janeiro 20, 2007

"I'm in and I'm in to win"

Hillary Clinton, correspondendo às expectativas dos democratas, e de muitos americanos, está na corrida para a Casa Branca em 2008!

http://www.votehillary.org

Pode prolongar-se indefinidamente.

NO Negócios.pt:

O presidente do BPI, Fernando Ulrich, não sabe quando é que a OPA vai terminar e diz que a operação "pode prolongar-se indefinidamente". Paulo Teixeira Pinto afirma que a OPA ainda está a começar.
Fernando Ulrich anunciou hoje que o "propósito desta AG foi dotar o banco de capacidade para crescer em número de balcões e poder dispor dos seus activos".
Os accionistas deram hoje luz verde à administração do BPI para poder alienar os cerca de 7% que detém no BCP, bem como proceder à abertura de mais 60 balcões em 2007.
Sobre a forma como irá executar estas operações, Ulrich afirma que "não existe nenhuma estratégia de como o vão fazer".
Sobre a presença directa de Paulo Teixeira Pinto e Jardim Gonçalves na AG, Fernando Ulrich não comenta, dizendo que "os accionistas são livres".
"O banco tem uma estratégia de crescimento ambiciosa. O BPI quer crescer e por isso tem de abrir mais balcões", acrescentou.
Questionado pelos jornalistas sobre o "timing" da OPA, Ulrich afirma que "a OPA pode prolongar-se indefinidamente", já que o calendário depende da Autoridade da Concorrência (AdC) e do BCP.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Continuar a brincar à política.

Tens razão Carlos! É por estas e por outras que o Parlamento se encontra desacreditado:

Então renuncia-se a uma mandato de vereador, que disse cumprir até ao fim, por incompatibilidade de agenda com o cumprimento de um mandato e suas funções num órgão de soberania, a Assembleia da Repúnblica, mas dias depois já pensa noutro salto?

Tenho cá a impressão que vão começar, novamente, os artigos nos jornais.

Preocupa-me a qualidade do trabalho parlamentar com tanta substituição? como pode haver uma continuidade? E o compromisso com quem nos elege?

Secalhar sempre são demais para as funções que têm... com tantas saídas de certo que haverá um "núcleo duro" que mantém a máquina a funcionar. Começo a achar que se têm que verificar quem são, para com justiça os reconhecer e recompensar.

Olha, arranjei uma temática para os próximos tempos. Identificar quem no parlamento merece ser publicamente reconhecido. Afinal, não somos todos nós os "accionistas"??

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Atenção! Eles andam por aí....

Só um bocadinho.... é que ainda não consegui parar de riri!!!!

No público.pt:

Anúncio será feito quinta-feira
Santana Lopes disponível para liderar bancada parlamentar do PSD 16.01.2007 - 23h37 PÚBLICO

Santana Lopes está disponível para a liderança da bancada parlamentar do PSD, uma posição que vai manifestar na próxima quinta-feira, durante a reunião do grupo parlamentar social-democrata.
O PÚBLICO apurou que o ex-primeiro-ministro e antigo líder do PSD avança para o cargo com o apoio prévio de Luís Felipe Menezes, actual presidente da Câmara Municipal de Gaia e antigo candidato à liderança dos sociais-democratas no congresso do partido de Abril de 2005, que elegeu Marques Mendes para a presidência do PSD.O grupo parlamentar do PSD é presidido pelo deputado Luís Marques Guedes, tendo ainda como vice-presidentes Fernando Negrão, Montalvão Machado, Pedro Duarte, Zita Seabra, Agostinho Branquinho, Miguel Frasquilho e Almeida Henriques.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Dez melhores tugas.

Tomo por emprestado parte do título do post do Carlos para protestar, com veemência, a ausência do Castelo-Branco da "short-list" dos 10 melhores tugas deste jardim à beira-mar plantado.
Como é possível, que numa votação destas, o Conde, a Elsa e a Cinha tenham ficado de fora??!!!??? Já para não falar na personagem menor que emerge dos “Morangos”, então e o Dino, ou a Ana Luísa e o Pipo ou a Joana???

Parece impossível! Fraudes eleitorais gritarão os fãs da TVI! Ou não estivesse o cinzento de Santa Comba no Top Ten!

sexta-feira, janeiro 12, 2007

O Regresso.

Depois de várias semanas sem tempo e inspiração para estar na vossa companhia, espero poder, a partir desta semana acompanhar-vos mais vezes.
Entretanto, regresso agora da inauguração da Exposição Anos 70 Anos, de Gil Teixeira Lopes, onde, amavelmente compareceram os meus amigos Luís e Luísa Tito, Isabel Almeida e Luís Graça Gonçalves, entre vários conhecidos e familiares, inauguração com o suis generis da presença do Secretário de Estado da Cultura, Mário de Carvalho, que compareceu de surpresa, pela amizade ao Artista, e não nas vestes de governante, para surpresa do Director da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves e da Sub-Directora do Instituto Português dos Museus, que se encontrava em representação do Presidente do IPM.

Deixo-vos com um novo blog: http://gilteixeiralopes.blogspot.com e em breve haverá um site a acompanhar a exposição.

domingo, janeiro 07, 2007

Gil Teixeira Lopes expõe obras inéditas em Lisboa.


in Jornal de Notícias de 02 de Janeiro de 2007:

Gil Teixeira Lopes mostra obra inédita dos anos 70
Uma obra multifacetada



Por Ana Vitória:

Aos 70 anos Gil Teixeira Lopes prepara-se para dar a conhecer uma pequena parte do muito trabalho que ainda mantém inédito. O arranque será dado com a exposição "Anos 70/70 Anos", que será inaugurada no próximo dia 12, na Casa-Museu Anastácio Gonçalves, em Lisboa. A mostra reúne um conjunto de 43 trabalhos sobre papel. Uma ínfima parte da produção deste artista multifacetado que tem usado a pintura, a escultura, o desenho e a gravura como formas de expressão.

Gil Teixeira Lopes não gosta de rótulos artísticos. Considera a arte algo suficientemente abrangente para ser confinada ao espartilho dos conceitos ou movimentos. Para ele, por exemplo, falar de arte abstracta é algo que o ultrapassa.

" As coisas não são estanques Eu, por exemplo, não sei o que é o abstracto . Para mim tudo parte de uma realidade. Quando as pessoas tentam dizer abstracto é apenas porque, ao seu olhar, não conseguem identificar algo. Por exemplo, também existem estas classificações de pintura, escultura, gravura, desenho. Mas, a verdade, é que não sinto barreira entre elas. Para mim é indiferente a forma como me expresso. Vou fazendo as coisas, vou tirando partido de tudo o que me rodeia. e para tal uso os meios que melhor se adaptam a essa forma de expressar o que estou a sentir em determinado momento. O que se procura pintar não são os objectos, senso comum, mas o efeito que eles produzem".

Por isso o artista inspira-se em coisas banais do quotidiano um chapéu na cabeça de uma jovem, um perfil, ou em emoções mais profundas simbolizadas num certo erotismo que perpassa por muita da sua obra.

Gil Teixeira Lopes confessa que, desde pequeno, sempre gostou de testar os materiais que tinha à mão. "Por exemplo, na minha terra, quando eu era criança, usava pedaços de madeira carbonizados para fazer desenhos".

Ao partir para a realização desta nova exposição o artista celebra, de certa forma a vida. Ele que já foi operado três vezes ao coração (uma delas para receber um transplante) e a quem, nos últimos dois anos, a doença voltou a pregar uma partida, afectando-lhe gravemente os olhos. Agora, em recuperação, e depois de um confessado momento de crise e de angústia, Gil Teixeira Lopes decidiu olhar mais atentamente para o passado. "Para o que ficou como marca de um período de grande exaltação criativa que não me deu tempo para partilhar nem apresentar publicamente." A produção dos anos 70 expressa-se em centenas de trabalhos, quase todos inéditos.

"A década dos anos 70 foi de valorização da figura humana". A sensorialidade e cromatismo são marcas indiscutíveis deste artista. A fase criativa foi inspirada por circunstâncias históricas e por indissociáveis momentos de exaltação pessoal. Toda esta produção está arrumada em pilhas no seu ateliê à Rua de Pedrouços, em Lisboa. "Algum desse material até já se estragou", confessa o artista que não nega o sonho de um dia ainda conseguir pegar nesse material inédito e expô-lo todo.

"O espaço desta exposição na Casa Museu Anastácio Gonçalves só comporta 43 trabalhos, o que representa uma ínfima parte de toda a minha produção desse período que, em termos de trabalho, foi dos mais produtivos".

O artista confessa que nunca sabe quando uma obra está acabada. Por isso, nos últimos anos optou por não datar os seus trabalhos. " A obra pertence a um tempo e a vários tempos. Há telas minhas que têm 20 ou 30 anos de feitura. Muitas vezes acontece que volto a pegar numa tela que deixei inacabada e tenho surpresas muito agradáveis", conclui.


Gil Teixeira Lopes é professor catedrático jubilado de Pintura da Faculdade de Belas-Artes (antiga ESBAL). A sua obra é multifacetada e vasta em técnicas utilizadas e em temas. Recebeu entre 1960 e 1998 cerca de 40 prémios e distinções, quer no país quer no estrangeiro, assim como participou em inúmeras exposições. As suas obras estão representadas em diversas colecções privadas e públicas, nomeadamente Museu de Setúbal, Museu de Arte Contemporânea da S.E.C. (Lisboa), Museu Municipal Martins Correia (Golegã), Museu Municipal Armando Teixeira Lopes (Mirandela), Museu Municipal Abel Mantas (Manteigas), Museu Municipal do Desenho (Estremoz), e França (BNP, Paris), Brasil, Polónia, Noruega, Museu de Arte Moderna de Seul (Coreia), EUA (Biblioteca do Congresso e Museu de Bronx), Bélgica (Ministério da Cultura e Gabinete de Estampas de Liège), México, Áustria, Bulgária e Itália (Museu do Vaticano em Roma e Galeria dos Uffizi de Florença). Entre os galardões mais significativos da sua carreira constam os prémios das bienais do México e de São Paulo, o prémio Gulbenkian de Gravura e a medalha de ouro da bienal de Florença, em Itália.

terça-feira, janeiro 02, 2007

IRS e os futebolistas.

No público.pt:

A partir deste ano, os jogadores profissionais de futebol vão pagar IRS sobre a totalidade dos seus rendimentos, em vez dos 60 por cento que serviam de referência até agora.

De acordo com o "Correio da Manhã", a medida decorre do fim do regime transitório de enquadramento dos agentes desportivos. O regime estava previsto no artigo 3-A do Decreto-Lei 442-A/88, de 30 de Novembro.


Estou completamente de acordo com o fim do regime transitório. O facto de a profissão ser, ou não, de desgaste rápido releve para a composição da própria remuneração e não deve ser tido em conta para efeitos fiscais. Aliás, a equidade fiscal atinge-se através da aplicação da mesma lei a todos e, a justiça através da progressão da taxa: paga mais quem ganha mais.

Alguma vez se justifica que quem ganha (e bem porque não é o Estado que paga) num mês mais do muitos ganham toda a vida, veja os impostos incidirem apenas a 60% da remuneração? Façam lá greve!

segunda-feira, janeiro 01, 2007

Um Excelente 2007!

Tem sido difícil escrever, confesso-vos.
O Mundo e o quotidiano por vezes mudam de forma inesperada, quase num movimento premeditado entre o positivo e o negativo.

2006 terminou com um acto atroz e que, por ventura, daqui a alguns anos estará nos manuais escolares como o inicio de um novo ciclo na História da Humanidade, a par do atentado a Nova Iorque, em 2001. Espero estar errado.

Pessoalmente, senti 2006 como um ano de consolidação e de preparação para novos desafios. Muitas decisões profissionais foram tomadas, agora colherei os seus frutos, a ver vamos se doces ou se são amargos. Ainda, em 2006 fiz três viagens de sonnho: Praga, Aústria e Nova Iorque. Cresci no conhecimento e na experiência autárquica. Aprofundei as convicções e a militância partidária.

De uma coisa tenho a certeza, nada será como dantes!

Um excelente 2007 para todos! :)

Um Excelente 2007!

Tem sido difícil escrever, confesso-vos.
O Mundo e o quotidiano por vezes mudam de forma inesperada, quase num movimento premeditado entre o positivo e o negativo.

2006 terminou com um acto atroz e que, por ventura, daqui a alguns anos estará nos manuais escolares como o inicio de um novo ciclo na História da Humanidade, a par do atentado a Nova Iorque, em 2001. Espero estar errado.

Pessoalmente, senti 2006 como um ano de consolidação e de preparação para novos desafios. Muitas decisões profissionais foram tomadas, agora colherei os seus frutos, a ver vamos se doces ou se são amargos. Ainda, em 2006 fiz três viagens de sonnho: Praga, Aústria e Nova Iorque. Cresci no conhecimento e na experiência autárquica. Aprofundei as convicções e a militância partidária.

De uma coisa tenho a certeza, nada será como dantes!

Um excelente 2007 para todos! :)

Contador